terça-feira, 10 de abril de 2012

Sistema da Língua Inglesa


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SME
ESCOLA MUNICIPAL CAMILA DE LÉLLIS
PROFESSORA: ANA PAULA FONSECA
CURSO: PROINFO
PROJETO: SISTEMA DA LÍNGUA INGLESA

JUSTIFICATIVA

Com a publicação pelo Ministério da Educação e do Desporto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de língua estrangeira para o ensino fundamental, em 1998, foi inaugurado um novo momento no ensino das línguas nas escolas brasileiras. Eles propõem orientações gerais sobre o básico a ser aprendido e ensinado em cada etapa. Cada escola tem sua própria realidade os PCN são adaptados por seus professores na orientação do planejamento, das ações de reorganizações do currículo das reuniões de pais e professores.
Moita Lopes (2003)16 destaca três aspectos importantes nos PCN-LE que devem ser considerados nessa concepção de ensino-aprendizagem: a) construção de uma base que possibilite o engajamento discursivo dos alunos; b) desenvolvimento da consciência crítica em relação à linguagem; c) tratamento dado aos temas transversais, pois, continua o autor, as aulas de língua inglesa devem proporcionar aos alunos subsídios para que possam entender melhor o mundo em que vivem, tais como: seus processos sociais, políticos, econômicos, tecnológicos e culturais para, então, interagir com o mesmo de forma crítico-reflexiva em situações reais do cotidiano.

OBJETIVO GERAL

Na definição dos objetivos deve-se levar em conta o aluno, o sistema educacional e a função social da língua estrangeira em questão. Nos PCNs do ensino fundamental os objetivos foram explicitados considerando-se o desenvolvimento de capacidades em função das necessidades sociais, intelectuais, profissionais e interesses e desejos dos alunos. Eles são decorrentes não apenas do papel formativo da língua estrangeira no currículo, mas principalmente de uma reflexão sobre a função social da língua estrangeira no país e sobre as limitações supostas sobre as condições de aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


-Identificar no universo que o cerca as línguas estrangeiras (aqui entenda-se o Inglês) que cooperam nos sistemas de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngue.
-Vivenciar uma experiência de comunicação humana, refletindo no seu dia a dia, nos costumes e maneira de agir e interagir.
-Reconhecer que o acesso desta língua ou mais línguas lhe possibilita acesso a bem culturais da humanidade.
-Construir conhecimento sistêmico sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a linguagem, nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna.
-Construir consciência e consciência crítica dos usos que se fazem da língua estrangeira que está aprendendo.
-Utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situações diversas.
-Ler e valorizar a leitura como fonte de informação e prazer, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados.


CONTEÚDOS
- Tradução de textos;
- Gramática;
- Conversação;
- Vocabulário;

METODOLOGIA
as aulas são ministradas na língua materna do aluno, havendo uso ativo da língua-alvo;

a tradução da língua-alvo para a língua materna é um exercício típico;


as lições começam com diálogos e anedotas breves, em estilo moderno de conversação;
ações e ilustrações são usadas para esclarecer o significado desse material;
é ensinada a gramática de forma relevante e útil para a compreensão da leitura;
atenção é dada à pronúncia. É desenvolvida a habilidade da leitura e compreensão de textos;
o vocabulário é rigorosamente controlado para ser expandido mais tarde.
o aluno deve primeiro OUVIR, depois FALAR, e então LER, para finalmente ESCREVER;
o material novo é apresentado sob forma de diálogo;
epende-se da mímica, da memorização de um conjunto de frases e da aprendizagem intensiva através da repetição, pois acredita-se que a língua é aprendida através da formação de hábitos do tipo S – R – R (estímulo – resposta – reforço);
há o uso insistente de fitas gravadas, laboratório de línguas e material visual. As respostas certas são automaticamente reforçadas positivamente.


AVALIAÇÃO

A avaliação é uma ato de ação-reflexão-ação, onde o docente precisa está atento para acompanhar e reorientar a aprendizagem de seu educando. Ao avaliar seu aluno o professor estará avaliando também o seu trabalho e analisando as possíveis mudanças visando o melhor desenvolvimento profissional e do seu educando. É de fundamental importância ter a consciência de criar um instrumento de avaliação que seja reflexiva e formativa onde a prática não seja lançada como instrumento de punição ou reprovação dos alunos.

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